Olá!
O Workshop: Tipos Populares e Estilo Chillante, é uma atividade exclusiva que integra a grade da programação do DiaTipo Goiânia, evento que acontecerá no dia 19 de maio de 2018. Acesse o nosso site para saber mais clicando aqui.
Sobre o Workshop
Objetivos:
- Tornar o Carga Maxima uma ferramenta valiosa para futuros projetos gráficos que o participante pode desenvolver no futuro.
- Compreender a importância da cultura popular, latina e peruana.
- Conhecer e valorizar a identidade gráfica local com os países de língua espanhola
Conteúdo:
- Os participantes conhecerão a história e os estilos da Carga Maxima
- Eles praticarão à mão livre com um pincel, os diferentes exercícios; para desenvolver a sua confiança e pulso com o pincel marcador.
- Eles conhecerão a letra plana, a cor do interior, suas variações e a sombra paralela.
- Eles escolherão um estilo de fonte Carga Maxima (explicado anteriormente) e criarão um sketch para desenvolver a arte final em um suporte rígido.
- O workshop também fornecerá a eles conhecimento sobre como estruturar uma composição, com as cores e formas do estilo Carga Maxima e como usar os espaços vazios para ornamentos típicos do pôster popular.
Professores:
- Azucena del Carmen
- Designer Gráfico, Pós-Graduação em Direção e Design Publicitário do Instituto de Educação Superior Toulouse Lautrec e pintora de letras com formação autodidata. Co - Fundador do projeto "Museo Chicha, Co - Fundador da Carga Máxima" e Pesquisadora em "Letras del Perú - Revista". Promotora de oficinas de serigrafia artesanal com o popular artista "Monky"
- Alinder Sword
- Designer Gráfico e Bacharel em Artes Plásticas e Visuais pela Escola Superior Autônoma Superior de Belas Artes do Peru. Pintura de Especialidade, Medalha de Prata da Promoção 2012, Projeto: Huayno con Arpa e Co - Fundador da Carga Máxima.
Materiais inclusos:
- Pincel
- Tinta fluorescente
Obs.:
- Não requer conhecimento prévio
- Caso o número de inscritos no workshop não alcance o mínimo de 15 participantes até dia 30/04, essa atividade será cancelada e o dinheiro será devolvido aos pagantes.
Referências:
https://www.youtube.com/channel/UCzxiKaOH8__N0RRyThduqfQ
Contato:
Sobre Carga Maxima
Carga Máxima e sua Gráfica a Puro Pulso
Na arte popular não existe separação entre o artístico e o artesanal. Quer dizer, o artesão não apenas é um criador de ideias ou imagens, e sim também o produtor das mesmas. Isso é algo que se perdeu na “arte contemporânea”, onde se prima pelo conceito e onde o artista em geral delega os "trabalhos artesanais" a ajudantes contratados que se encarregam de colocar o suor e o corpo nas idéias do "criador".
Isso não acontece com Alinder Espada, que com Azucena del Carmen forma o coletivo de arte de rua Carga Máxima. No caso do seu trabalho, cada momento do processo de criação tem um apoio no corpo do artista; as mediações virtuais e digitais podem vir depois, mas primeiro e acima de tudo se prima pelo trabalho físico, artesanal, a "puro pulso" do artista com seus lápis, pincéis e cores.
Quem quiser entrar no mundo da arte popular urbana deve educar-se primeiro visualmente, mas acima de tudo corporalmente em um universo que requer, se há verdadeiramente um desejo de ser original, destreza manual e habilidades artesanais. O resto é copiar e colar, roubar imagens e digitalizá-las; mas o verdadeiro artista sempre vai além do conhecido, apesar da arte de rua parecer ser “sempre a mesma coisa” para um olhar ingênuo. É nesse assombro de descobrir algo sempre novo com uma linguagem coletiva presente nas ruas que reside a “tradição heterodoxa” que encarnam Alinder Espada e Carga Máxima.
Alfredo Villar, Agosto 2016