Explore a realidade aumentada para visualizar imagens 2D em 3D

Postado em: 28 / 04 / 2012

Claudia Lima

Claudia Lima

A RA (Realidade Aumentada) é mais uma das aplicações fantásticas que os dispositivos móveis como o celular e o tablet e a até o computador de mesa podem nos proporcionar somando aplicativos especiais, câmeras e recursos da Internet. A tecnologia permite que a partir de um marcador e um dispositivo com câmera seja feita a visualização tridimensional de um modelo bidimensional.

O principio é simples. Por meio de uma imagem com contrastes bem definidos e uma câmera de computador, celular ou tablet apontada para o marcador, a RA lê códigos na imagem que são transmitidos para o dispositivo que aciona um programa e cria uma imagem em 3D estática ou em movimento que ainda pode ser manipulada, rotacionada ou visualizada em zoom.

Existem várias aplicações para a essa tecnologia. Na arquitetura a RA pode ajudar a surpreender com a visualização tridimensional de um edifício a partir sua planta em 2D e ainda manipular a imagem, rotacionar ou editá-la para visualização de outras vistas do edifício. Em games cria situações virtuais em 3D e há ainda varias outras aplicações.

 

Veja neste exemplo como é possível visualizar um edifício em 3D utilizando a RA em um tablet

O primeiro passo para a aplicação da RA é modelar o edifício em 3D com certos cuidados e detalhes que não carreguem muito o arquivo. Essa modelagem pode ser feita em um software de modelagem 3D que permita boa qualidade de renderização sem pesar muito. O objetivo principal nesse caso é a visualização tridimencional e o impacto que ela causa e não uma visualização realística da imagem.

Em seguida é desenvolvido um programa para o dispositivo que vai ler a imagem e criado um marcador com a imagem impressa a partir da qual a câmera lê a imagem. O próximo passo é a criação da interface de acesso ao programa gerando um aplicativo de visualização da RA que será carregado no dispositivo, um tablet, por exemplo.

Para visualizar o modelo em 3D aponta-se a câmera do dispositivo para o marcador criado para o respectivo sistema operacional do dispositivo em questão. Com a câmera do dispositivo apontada para o marcador, que neste exemplo é a planta do edifício, a imagem tridimensional é criada na tela do dispositivo. Com a imagem na tela podemos girar e usar o recurso de zoom pelo com toques na tela. Depois de visualizar a imagem em RA no dispositivo ela poderá ser enviada por email para terceiros, compartilhada nas redes sociais e ainda gravada em formato de imagem para posterior recuperação.

 

Veja no vídeo acima a simulação de visualização do edifício em 3D utilizando um marcador em 2D 

 

http://claudiacamposlima.wordpress.com

clalima@matrix.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar