Atualizado em

Você conhece o lambe-lambe? Com certeza sabe do que se trata, só não conhecia por este nome. São aqueles pôsteres artísticos colados em espaços públicos. Geralmente são produzidos em um papel bem fino e podem ser customizados com tinta látex, spray ou guache. O bacana é que dá para levar este tipo de arte para dentro de casa. Eles podem virar quadros ou, em conjunto, até um papel de parede exclusivo. Veja as ideias abaixo e inspire-se.

 (Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)

(Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)

Lavabo estiloso
Ao sair da casa dos pais para morar sozinho, Rodnei Atílio Riscali, 30 anos, teve muita sorte na busca de seu apartamento. O loft de 100 m² que ele alugou fica no pavimento térreo de prédio e parece um sobrado. Na reforma rápida, feita pela irmã, a arquiteta Bruna Riscali, o lavabo, que era sem graça, ganhou tratamento especial. Depois de pintadas de preto, as paredes receberam cartazes lambe-lambe, garimpados em gráficas pela arquiteta.

 (Foto: Arquivo/Casa e Jardim)

(Foto: Arquivo/Casa e Jardim)

Do coração
O apartamento da apresentadora carioca Patricya Travassos reúne, em 200 m², sutilezas de bem-estar: vista para a mata, materiais naturais e organização sem neuras. Um dos quartos, que é integrado à sala, virou o escritório. Ali, a moradora reúne algumas de suas relíquias, como o lambe-lambe do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, do qual foi integrante nos anos 1970.

 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

Tipo pôster
Os tijolos de demolição cortados pela metade foram aplicados sobre a parede branca original da sala de 49 m² neste apartamento em São Paulo. “Ficou igual à dos lofts de Nova York, como pediu o jovem morador”, diz a arquiteta Nicole Finkel. Para dar um ar ainda mais urbano, o pôster enquadrado estilo lambe-lambe apoiado no aparador tem a seguinte frase: “Mais amor por favor”.

 (Foto: Roberto Abolafio Jr/Casa e Jardim)

(Foto: Roberto Abolafio Jr/Casa e Jardim)

Banheiro de cinema
No apartamento de uma jovem publicitária que trabalha com cinema, o arquiteto Claudio Nomerowska transpôs um pouco da atividade profissional da proprietária para o lavabo de 2,30 m². No lugar do papel de parede tradicional, foram usados cartazes de filmes, do tipo lambe-lambe, que recobrem três paredes e a face interna da porta do ambiente.“Arrematamos todo o acervo de um sebo”, conta ele.  

 (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

(Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

Quarto descolado
Este ambiente é metade quarto, metade closet. Na parte onde guardam as roupas e os sapatos, há um grande espelho e, para decorar, um lambe-lambe enquadrado, da Loja do Bispo. Como todo espaço de se vestir precisa de um apoio, no centro fica a banqueta, que tem desenho de Mies van der Rohe.