PROGRAMAS E PROJETOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas elabora programas e projetos visando a efetivação das políticas de leitura e informação da Secretaria Municipal de Cultura, permitindo que todos os cidadãos tenham acesso às atividades culturais desenvolvidas nas bibliotecas. Nesse contexto, os principais projetos em andamento são:

Bibliotecas Temáticas
Algumas unidades do Sistema fazem parte do projeto Bibliotecas Temáticas, que além de possuírem acervo comum às demais, têm também acervo especializado e programação específica em determinada área do conhecimento. O projeto prevê também a implementação e difusão de novos modos de mediação em sua especialidade.

Contação de Histórias
Com o objetivo de difundir a literatura, estimular o prazer de ler e de criar, promover o debate crítico de idéias e propiciar momentos de integração e lazer, o projeto de Contação de Histórias oferece às pessoas de todas as faixas etárias, por meio da tradição oral, o acesso a conteúdos significativos e encantadores da literatura. A Biblioteca Temática de Contos de Fadas criou um Centro de Formação para Contadores de Histórias que funciona em caráter permanente e gratuito oferecendo a todos os interessados cursos, oficinas, debates e palestras sobre a arte de contar histórias. Para maiores informações ligar 2295-3447.

Festivais A Arte de Contar Histórias
Iniciado em 2005 o Festival A Arte de Contar Histórias ocorre anualmente em outubro, em função do mês da criança. Consolidado no calendário de eventos da Coordenadoria de Bibliotecas, tornou-se um ponto de encontro e de trocas que movimenta interessados em toda a cidade, pois ocorre nas Bibliotecas da rede municipal de várias regiões com uma programação especial que se estende aos Bosques de Leitura nos Parques da Anhanguera, Carmo, Cidade de Toronto, Ibirapuera, Luz e Santo Dias e em alguns Pontos de Leitura. Oferece gratuitamente às pessoas de todas as faixas etárias um repertório de histórias diversificado e de qualidade e também uma programação de formação para contadores de histórias, pesquisadores e interessados em geral nos formatos de oficinas, palestras, debates e atividades de troca de experiência entre os profissionais.


A Hora e a Vez do Vestibular
O projeto é formado por 10 encontros por biblioteca nos quais professores de literatura analisam as obras exigidas pelos principais vestibulares, partindo de uma introdução ao período histórico-literário em que ela se enquadra, de informações a respeito de seu autor e de um breve resumo.

O Escritor na Biblioteca
O Projeto foi criado com o intuito de aproximar os autores de seus leitores através de bate-papo informal, em que os escritores falam de sua vida e sua obra e respondem os questionamentos do público. O projeto já recebeu grandes nomes da literatura nacional, como Ferreira Gullar, Lya Luft e Pedro Bandeira, além de nomes internacionais como o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

Oficinas de RPG
Esta atividade colabora para o desenvolvimento da narrativa, formação de grupos, criação de histórias, a pesquisa e lazer, incentivando a leitura, o trabalho em equipe, a criatividade e o senso crítico.

Oficinas de Quadrinhos
Dentro do projeto “FanZines nas Zonas de Sampa”, as oficinas são oferecidas ao público como um espaço de estimulação à criatividade e de incentivo à leitura e à escrita, através do ensinamento das noções básicas da construção de Histórias em Quadrinhos, que finaliza com a criação e produção de um fanzine por turma. A experiência é trocada entre todos os participantes no encontro promovido ao final das atividades.

Oficinas de Poesia
Visam propiciar o contato com o gênero literário, oportunizando aos participantes conhecer poesias e poetas consagrados e das novas gerações, bem como exercitar a escrita de poesias. É também uma forma de trazer os participantes para um contato com o acervo da biblioteca possibilitando que o mesmo seja plenamente usufruído pelos freqüentadores.

Oficinas de Cordel
Nessa atividade os participantes conhecem a história da literatura de cordel, suas raízes na literatura popular nordestina, aprendem as regras e métricas próprias do gênero e ainda exercitam a escritura de seus próprios cordéis que são expostos ao público ao final da oficina.

Leitura em Voz Alta
Inspirada na proposta das bibliotecas da Colômbia, essa atividade visa oferecer aos freqüentadores das bibliotecas públicas mais um âmbito de contato com a leitura buscando estimular o gosto pela literatura de qualidade. Informe-se na biblioteca mais próxima.

Seção de Programas e Projetos - Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas
Rua Catão, 611, 6º andar. Lapa. CEP : 05049-000
Telefone para contato: 11 3675-6727
projetosbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br