04/07/2011 07h24 - Atualizado em 04/07/2011 11h13

Para Aprece, acusações aos gestores estão sendo 'generalizadas' no Ceará

Associação de prefeitos (Aprece) ressalta que denúncias são localizadas.
Este ano, houve série de denúncias de corrupção em prefeituras do CE.


Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

As acusações sobre corrupção nos municípios cearenses estão sendo “generalizadas” a todos os gestores, diz o assessor jurídico da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Waldir Xavier. “Não podemos estender as acusações aos demais prefeitos. A exceção não pode virar regra”, destacou Xavier.

Em entrevista concedida à TV Verdes Mares na manhã desta segunda-feira (4), o assessor jurídico relatou os assuntos tratados nas duas reuniões realizadas pela Aprece. A primeira delas ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça, uma audiência pública para esclarecer as acusações e a quem eram dirigidas.

Já o segundo encontro ocorreu na última sexta-feira (1º), do qual participaram cerca de 65 gestores. Nele, de acordo com o assessor jurídico, buscou-se delimitar condutas e corrigir atecnias que venham a aparecer. “Agora, o mais importante é a estabilidade do ente federativo municipal. O município não pode sofrer com as acusações que são dirigidas pessoalmente a alguns gestores”, disse.

Denúncias
Uma série de denúncias sobre supostos esquemas de corrupção surgiu neste primeiro semestre de 2011 no Ceará. Sete prefeitos ou ex-prefeitos foram denunciados por formação de quadrilha, desvio de verba pública, apropriação de bens públicos, formação de quadrilha entre outros.

O Ministério Público do Ceará afirmou que um esquema de fraude de licitação envolve pelo pelo menos 50 municípios do estado, mas evita citar nomes para não atrapalhar investigações.