Avaliação da Formação Médica
Tramita no Senado o Projeto de Lei nº 165, de 2017, o qual propõe a implementação de um Exame de Ordem para os formandos de Medicina, sendo a aprovação pré-requisito para o recebimento da para o exercício da profissão médica (CRM).
O Exame de Ordem é uma das propostas para avaliar a formação dentro de uma conjuntura de grande expansão das Escolas Médicas. Em junho de 2018, o Brasil tem um total de 318 cursos de Medicina. Entretanto, é um Exame controverso. A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) julga que o Exame de Ordem tiraria a responsabilidade das Escolas Médicas sobre o resultado, uma vez que o estudante já recebeu o diploma, como também enviesaria a formação médica, tornando a preparação para o exame a preocupação central do estudante e favorecendo o mercado de cursinhos preparatórios.
Outros modelos para a avaliação da formação médica já foram testados, como a Avaliação Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), Teste do Progresso e o já existente Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Nesse contexto, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) quer saber: qual a melhor forma de avaliar a formação médica?
Sign in to Google to save your progress. Learn more
CPF *
Instituição de Ensino *
Profissão *
Você considera efetivas as avaliações da formação médica que hoje existem? *
Qual(is) entidade(s) você considera mais habilitada para realizar avaliações do ensino médico? *
Required
Quais outras formas você considera eficaz para avaliação da formação médica? *
Required
Em relação à existência de uma avaliação para os formandos de medicina: *
Você concorda que o desempenho do estudante na avaliação deve trazer alguma consequência para o mesmo? *
Você concorda que a licença para exercer a Medicina (CRM) deve ser concedida mediante aprovação em uma avaliação (Exame de Ordem)? *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy