23ª Semana de Arte e Cultura da USP

Page 1




23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

2018

RELEASE A Semana de Arte e Cultura, anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas, principalmente, ao caráter aglutinador das ações artísticas e culturais, que estabelecem outros parâmetros de reflexão e experiência dentro do cotidiano universitário, propiciando a ampliação de saberes a partir de um viés emancipatório, metafórico e ficcional proposto pelas ações implementadas em todos os campi da USP. Tradicionalmente, a Semana de Arte e Cultura ocorre no mês de setembro. Sendo assim, a 23ª edição acontecerá entre os dias 17 e 23/09/2018 no Campus de São Carlos. Pela primeira vez, o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, que é formado pelos presidentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária (EESC, IAU, ICMC,IFSC,IQSC, CDCC), Centro Cultural (PUSP São Carlos), CAASO e Teatro da USP, a partir de uma curadoria conjunta, escolheu o tema “Tempos Úteis”. A perspectiva da curadoria é de que “Tempos úteis” propicie uma reflexão dentro da comunidade universitária, a partir de ações culturais e diversificadas linguagens artísticas, sobre binômios tão utilizados na vida acadêmica que chegam ao ponto de se tornarem “naturais” (produtivo/improdutivo, útil/inútil, ganhar tempo/perder tempo, sucesso/fracasso). #TemposUteis propõe uma pausa, um deslocamento e um impulso para repensarmos as nossas práticas acadêmicas diárias na Universidade.


17 A 23 DE SETEMBRO

23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

2018





23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEG

17

MÚSICA DO/NO CAMPUS VIVIAN DAVIES E MARCELO CALENGARO- MPB

12h Palquinho do CAASO Vivian Davies é professora da Creche da USP há 17 anos e cantora. Já se apresentou em bares, casas de show e teatros. Atualmente, tem um projeto de salsa com a banda Salsaria. Marcelo Luiz Calegaro é técnico do Instituto de Química de São Carlos desde 2002 e pianista. Já se apresentou em recitais, shows e projetos musicais em teatros, casas de show e unidades do Sesc. Atualmente, é pianista do Grupo Edison Penteado Coral e Orquestra e do Grupo Som Nascente.Nesta apresentação, a dupla presenteia o público com clássicos da MPB.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEG

17

MÚSICA DO/NO CAMPUS BANDA TRACK - TEMAS DE FILMES

12h45 Palquinho do CAASO A Track5 começou em 2016 e conta com músicos com mais de 15 anos de experiência em diversos projeto e bandas. O entrosamento adquirido nesse tempo fez com que o grupo levasse para o palco os temas e trilhas sonoras mais conhecidos do cinema,com algumas releituras e versões originais de grande sucesso. Bruno Faglione é o vocalista da banda e aluno recém formado no programa de pós-graduação da EESC. A Track5 celebra a música, o cinema e a vida todas as vezes que sobe ao palco.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEG

17

OFICINA DE FOTOGRAFIA TEMPO, MOMENTO E MOVIMENTO NA FOTOGRAFIA

14h - 17h30 Centro Cultural da USP

A atividade abordará a passagem do tempo na fotografia. O participante será instruído e convidado a explorar os comandos na câmera fotográfica que manipulam a percepção cronológica, a singularidade do instante, fluência do movimento e o uso da temperatura de cor como parte da narrativa estética. Essa oficina propõe a reflexão sobre aquilo que vemos, sentimos e registramos e será dividida em dois períodos: um teórico, no auditório do Centro Cultural, das 14h às 15h45, e outro prático, no qual o grupo irá fotografar o cotidiano do Campus da USP São Carlos. Edison San é fotógrafo graduado em Imagem&Som pela UFSCar, tem fotografias premiadas, inclusive ilustrando capa de livro, já ministrou diversas oficinas nas casas de cultura de São Carlos e atua, principalmente, no Centro Cultural da USP, onde é funcionário e realiza a produção cultural e audiovisual dos eventos há 3 anos. Evento FB: https://bit.ly/2QyROX4 Número de vagas: 45. Inscrições: https://bit.ly/2MAn2tA Pré-requisitos: Os participantes deverão ter câmera fotográfica que possua, no mínimo, os comandos manuais que controlam o Tempo de exposição e a Temperatura de cor.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEG

17

MOSTRA FOTOGRÁFICA COLABORATIVA “TEMPOS ÚTEIS”

Acontece entre 17/09/2018 - 31/10/2018

14h Centro Cultural da USP

Como participar? 1º Fotografe tendo em mente o tema “tempos úteis” 2º Compartilhe as fotografias em seu perfil no Instagram 3º Utilize as hashtags: #TemposUteis #SemanaArteCultura2018 #USPSaoCarlos Além de ocuparem as redes sociais compondo uma exposição virtual acessível pelas hashtags do projeto, as imagens produzidas pelo público no período de 17 de setembro a 31 de outubro de 2018 serão selecionadas para uma exposição no Centro Cultural da USP São Carlos no início de 2019. Venha conferir o andamento do projeto no dia 17 de setembro, às 14h, no Centro Cultural da USP São Carlos, na Oficina “Tempo, momento e movimento na fotografia”. Concepção e curadoria: David Sperling, Nayara Benatti, Edison San. Número de vagas: indefinido. Pré-requisitos: não há David Sperling é professor do IAU-USP, arquiteto, mestre pela EESC - USP, doutor pela FAU-USP e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU. Nayara Benatti é Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar, mestre no Programa de Pós-graduação do IAU-USP, pesquisadora do NEC e bolsista da FAPESP. Edison San é fotógrafo, graduado em Letras pela USP, Imagem e Som pela UFSCAR e funcionário do Centro Cultural.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEG

17

MESA DE DEBATE “TEMPOS ÚTEIS”

19h30 Centro Cultural da USP

A partir de um diálogo cruzado entre arte e ciência, e do resgate de experiências cotidianas do público, pretende-se discutir aspectos do “tempo” nos dias de hoje. Convidados: Sérgio Pripas e David Sperling Sérgio Pripas é médico formado pela UNIFESP, com residência na mesma instituição em Clínica Médica e Saúde Pública, e especialização em Pneumologia pela Universidade de Londres. Organizador e autor do livro “Cronos Ensandecido: sobre a agitação no mundo contemporâneo”. David Sperling é professor do IAU-USP, arquiteto, mestre pela EESC-USP, doutor pela FAU-USP e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

MÚSICA DO/NO CAMPUS BRUNO BERALDO - COVER RAUL SEIXAS

12h Palquinho do CAASO Bruno Beraldo é funcionário da Guarda Universitária da USP e fã de Raul Seixas. Com seu violão e um repertório variado, apresenta o show “Tributo ao Raul” pelas casas da cidade há 3 anos, mantendo viva a mensagem desse grande artista, o Maluco Beleza, através de suas músicas atemporais.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

MÚSICA DO/NO CAMPUS WINNIE DAMAS E DENNIS FIGUEIREDO - SAMBA

12h45 Palquinho do CAASO Winnie Damas e Dennis Figueiredo são musicistas de São Carlos, tocam música brasileira e, recentemente, apresentaram um recital (60 anos de Bossa Nova) no Centro Cultural da USP, acompanhados pelo percussionista Daniel Antônio, também músico da cidade. Neste projeto, sambam artistas como Clara Nunes, Djavan, Jorge Ben, Cartola e outras grandes personalidades do Samba. Não perca!


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

MÚSICA DO/NO CAMPUS BANDA INTEGRAÇÃO

12h30 Espaço de Convivência da Biblioteca, Área 2 O Grupo Integração Musical, formado por alunos e funcionários do Campus USP de São Carlos, realiza ensaios e apresentações musicais que proporcionam um momento de integração entre seus membros, quebrando a rotina dos estudos nas horas de folga. Formado em 2011 no campus USP de São Carlos, traz na bagagem diversos estilos musicais, incluindo rock, pop e samba.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

EXIBIÇÃO DE FILME “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”

14h Centro Cultural da USP 4° Ciclo de Cinema e Debate | Urbanicidades 2018 Há 2 anos o LEAUC - Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo - promove os Ciclos de Cinema e Debate | Urbanicidades e durante os meses de setembro e outubro de 2018, realizará o 4º Ciclo. A mostra é composta por quatro sessões, que vão debater relações político-territoriais e tensões urbanas. Após a exibição de cada filme, haverá um debate com convidados, objetivando reflexões sobre as temáticas trabalhadas e sua aproximação às pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação do IAU USP e ao atual contexto político brasileiro. A atividade é gratuita e aberta a todos. Convidado: Inácio Vandier Inácio Vandier é engenheiro civil formado pela antiga Universidade Uniban, de Osasco, atual Anhanguera. Com 33 anos de idade, há 7 anos Inácio é deficiente visual, devido à patologia Neuropatia Óptica Hereditária de Leber. Com acuidade visual de movimentos de mãos, trabalha, atualmente, como escultor em argila.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

EXIBIÇÃO DE FILME “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”

14h Centro Cultural da USP Sinopse: “Ensaio sobre a Cegueira” conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Aos poucos, todos ficam cegos e precisam lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Direção: Fernando Meirelles Roteiro: Don McKellar Adaptação de: Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago) Gênero: Drama


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

TER

18

MESA DE DEBATE SAÚDE MENTAL E SUICÍDIO: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

19h30 Anfiteatro Jorge Caron Convidadas: Drª Karina Toledo da Silva Antonialli - médica psiquiatra. Larissa K. Grigoletto - aluna do 4º ano de Pedagogia na UFSCar. Bárbara Kolstok Monteiro - psicóloga colaboradora do IFSC no projeto “IFSC e o Bem Estar de sua comunidade”, professora de Psicologia na UNIMEP e doutoranda em Psicologia pela UFSCar. Giuliana Mazota - estagiária de Psicologia do ICMC, aluna de Psicologia na UFSCar e coordenadora do grupo de trabalho de redução de danos do Programa Vida universitária e Saúde Mental da UFSCar. Adriana Izzo - voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV). Organização: Sanca social, SEMEC, Enactus UFSCAR, SA-SEL USP, Operação Natal, GEISA, SAPA e CVV - São Carlos. Integra a Campanha Setembro Amarelo.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

TUSP INTERVENÇÕES URBANAS AUDIOTOURS “UM-OUTRO-CAMPUS”

Acontece nos dias 19, 20 e 21/09

7h30 - 17h30 - durante o funcionamento do Centro Cultural Ponto de Partida - Centro Cultural da USP Inspirados pelas derivas (dos situacionistas) e as deambulações (dos dadaístas/surrealistas) e profundamente afetados pela destruição de tantos patrimônios imateriais, como museus, o Teatro da USP de São Carlos e o Coletivo de Areia propõem uma série de narrativas sonoras, guiando “um outro” pelos espaços do campus. A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico, que analisa as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva, permite que o meio urbano crie seus próprios caminhos. Neste caso, o ouvinte se “perderá” no campus (é possível perder-se no espaço conhecido?), guiado pelas vozes de outros membros da comunidade universitária, a partir de narrativas não estruturadas, propiciando a ele a possibilidade de enxergar o mesmo campus de outras formas e completar os caminhos não especificados, sendo levado por “pistas”. Como participar: Vá até o Centro Cultural da USP com o seu celular e fones de ouvido. Escolha um arquivo para baixar e comece a percorrer o trajeto escolhido. A partir do dia 19/09, o link onde os arquivos podem ser baixados será divulgado e você poderá fazer isso antes de se dirigir ao Centro Cultural, se desejar.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

TUSP INTERVENÇÕES URBANAS AUDIOTOURS “UM OUTRO CAMPUS”

Concepção: Claudia Alves Fabiano - Orientadora de Arte Dramática do Teatro da USP e atriz do Coletivo de Areia. Colaboração: Nelson Lachini - Mestrando em Física - IFSC e músico do Coletivo de Areia, Bruno Bassi - funcionário do IFSC, doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela EESC - USP e Núcleo Tusp Coral. O Teatro da USP (PRCEU) é sediado em histórico prédio da rua Maria Antonia, 294, no centro da cidade de São Paulo, onde ocorreu a famosa “Batalha da Maria Antonia”. Além de sua presença na capital, o TUSP exerce uma atuação expandida nos campi da USP do interior, em Bauru, Pirassununga, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos, com o intuito de potencializar as ações culturais e provocar novos espaços de diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e a produção cultural realizada no interior do estado. O Coletivo de Areia é formado pela atriz Claudia Alves(ECA-USP), pelo dramaturgo Antonio Salvador (Direito - USP), pela atriz Dani Busatto (Fisioterapia-USP), e pelo diretor e músico Nelson Lachini (Física - USP). Com o projeto “Demolições”, desenvolvido no Centro Cultural da USP, foram contemplados pelo PROAC – espetáculo inédito/2015 -2016. O campo de investigação artística do Coletivo de Areia tem visitado os limites entre o documentário e a ficção.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

YOGA E MEDITAÇÃO

7h30 CEFER A atividade visa contribuir para o bem estar, autoconhecimento e redução do estresse na vida acadêmica Coordenadora: Patrícia Leme (Pazú), bióloga, doutora em Educação, educadora da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, instrutora de ioga e meditação. Atua na área de educação ambiental, sustentabilidade e práticas de ioga e meditação na universidade.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

DANÇA E MÚSICA DO/NO CAMPUS CIA DE DANÇA DO CAASO

12h Palquinho do CAASO A CIA de Dança CAASO é formada por apaixonados por dança, Desde 2015 ministram aulas gratuitas e abertas a toda comunidade, Entre os principais estilos praticados pelo grupo estão: Contemporâneo, Stiletto, Hip Hop e Funk. Dentro do time há professores de várias formações, do clássico ao contemporâneo, discentes que através desta atividade voluntária espalham qualidade de vida, saúde e movimento na USP.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

MÚSICA DO/NO CAMPUS BANDA INTEGRAÇÃO

12h30 Palquinho do CAASO O Grupo Integração Musical, formado por alunos e funcionários do Campus USP de São Carlos, realiza ensaios e apresentações musicais que proporcionam um momento de integração entre seus membros, quebrando a rotina dos estudos nas horas de folga. Formado em 2011 no campus USP de São Carlos, traz na bagagem diversos estilos musicais, incluindo rock, pop e samba.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

OFICINA DE TEATRO TUSP É TEMPO DE CAMINHAR EM GRUPO! JOGOS, DERIVAS E CAMINHADAS

14h - 17h Sala Experimental TUSP 2º piso do Centro Cultural da USP

A oficina será dividida em três momentos. 1º momento: práticas de introdução ao universo teatral. Começaremos pela brincadeira da infância no espaço público, passando pelos jogos teatrais de Viola Spolin, e nos utilizaremos do conceito de desmecanização do corpo, como propõe Augusto Boal, para refletirmos (corporalmente) algumas ações cotidianas, como andar, correr, saltar, abraçar, olhar, escutar. 2º momento: Experiência introdutória de sair ao espaço público, em grupo, a partir de pequenas ações coletivas, como caminhadas e práticas de relação com a arquitetura do entorno. O que o coletivo pode causar no entorno quando se organiza? 3º momento: Criação de um mapa ‘psicogeográfico’ do campus e gravação de audiotours. Coordenação: Claudia Alves - Teatro da USP . Desde 2009, atua como orientadora de Arte Dramática do TUSP em São Carlos, com ações no campo da formação de espectadores e grupos universitários. É doutoranda em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP, Mestre em Arte, licenciada em Artes Cênicas pela mesma instituição e Curinga, com formação pelo Centro de Teatro do Oprimido por Augusto Boal. Integrou os grupos IVO-60 e II Trupe de Choque em São Paulo. Número de vagas: 26 Inscrições: https://bit.ly/2OqCR82 Pré-requisitos: Uso de roupas confortáveis! Não é necessário experiência.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

BATE-PAPO “TROPICÁLIA”

18h Centro Cultural da USP

Roda de conversa sobre o movimento tropicalista, com suporte de um material de apoio intitulado “Para ouvir as canções da tropicália”, elaborado pelos membros do Grupo de Estudos da Canção Popular da UFSCar, no qual são analisadas as canções interpretadas no espetáculo que será apresentado no dia 20/09. Essa publicação também foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e alguns números serão distribuídos gratuitamente aos participantes. Convidados: Thais dos Guimarães Alvim Nunes e Adelcio Camilo Machado Thais dos Guimarães Alvim Nunes é cantora e professora da área de Música do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. É bacharel em Música Popular, mestre e doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordenadora do Programa de Extensão Música Popular: história, performance e ensino , líder do Grupo de Estudos da Canção Popular e responsável pelas disciplinas de Voz e Expressão e Canto Popular dos cursos de Licenciatura em Música nas modalidades presencial e a distância. Adelcio Camilo Machado é professor na área de Música e Sociedade do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese sobre a música popular brasileira das décadas de 1940 e 1950, Mestre em Música pela mesma universidade, com dissertação sobre o samba nos anos 1970, e Bacharel em Música também pela UNICAMP na área de música popular, tendo o piano como instrumento. É co-líder do Grupo de Estudos da Canção Popular.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUA

19

TUSP PROJETO TEATRO ABERTO ENSAIO COMENTADO DO ESPETÁCULO ”O PLANETA DAS MACACAS” GRUPO MA-OU-MÉ

19h30 Sala Experimental TUSP 2º piso do Centro Cultural da USP

Texto: J. Silva (Cena Minas) Produção e Direção coletivas Membros/Atores: Ariane de Simone, Caique Guillen, Daniel Mazak, Willian Rios Sinopse: Em um laboratório secreto no porão de uma botica, um cientista louco está prestes a alcançar seu maior sonho: chegar ao Planeta das Macacas. entretanto, seu ajudante atrapalhado e uma garota curiosa podem colocar tudo a perder. Venha você também botar fogo na lambreta e subir para o Planeta das Macacas! O Projeto Teatro Aberto visa à orientação pedagógica e artística para artistas e grupos de teatro da cidade de São Carlos (especialmente de caráter universitário) e/ou a cessão do espaço da sala experimental do TUSP, no 2º piso Centro Cultural da USP, para ensaios e atividades de pesquisa. Prioriza artistas/núcleos que já tenham participado do programa de ações contínuas do Tusp. Os grupos, em contrapartida, compartilham as suas pesquisas com a comunidade, a partir de ensaios abertos, debates, oficinas. Haverá bate-papo após a apresentação com a mediação de Claudia Alves - Teatro da USP.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUI

20

ESPETÁCULO TEATRAL “O SHOW DO PIMPÃO” BRAVA CIA (SP) + BATE-PAPO

12h30 Palquinho do CAASO (duração 45 minutos) Sinopse: Uma intervenção cênica (ou cínica) da Brava Companhia. Numa localidade qualquer da periferia do capitalismo, três miseráveis artistas se juntam para tentar arrecadar algum numerário que lhes garanta a refeição do dia. Em tempos de crise, fazer graça com a própria desgraça foi a única alternativa que lhes restou como forma de sobrevivência. E se o show não lhes rende o suficiente para comer, ao menos o barulho das risadas do público ajuda a abafar o ronco dos seus estômagos vazios e tentar esquecer a própria desnutrição.Seria trágico... Se não fosse cômico. A pesquisa artística da Brava Companhia é marcada, desde o seu início, pela exploração das possibilidades do corpo e por um treinamento intenso do improviso e do jogo do ator. O humor e a opção pela rua como espaço de encenação, que também aparecem já nos primeiros trabalhos da Companhia, ao longo do tempo ganham maior atenção dentro dessa pesquisa: o primeiro como uma poderosa ferramenta para o exercício da crítica e da autocrítica, e o segundo como forma de intervenção política no espaço público. Em sua busca por um Teatro em constante movimento e com o olhar aberto para o tempo presente e o mundo a sua volta, os estudos e experimentos da Companhia tem se intensificado, também, na investigação do teatro épico brechtiniano, principalmente, na exploração cênica do gestus e no entendimento do Teatro como uma arte que tem função social. Em 2009, a companhia teve quatro indicações para o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro . Nesse mesmo ano, o espetáculo “A BRAVA” foi indicado ao prêmio Shell na categoria “Melhor Direção” e a companhia foi contemplada, pela 2ª vez, com a Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e o espaço Sacolão das Artes (espaço da zona sul ocupado pelo grupo) recebeu o Prêmio Cultura Viva.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUI

20

MÚSICA DO/NO CAMPUS CORAL USP DE SÃO CARLOS

13h Espaço de convivência da Biblioteca, Área 2 Promovido pela Comissão de Ação e Integração Social do ICMC, o coral começou seus ensaios em outubro de 2015 e conta com participantes da comunidade são-carlense, além de funcionários, professores e alunos do campus. A coordenação e regência do coral estão por conta do maestro Sergio Alberto de Oliveira, que também é fundador do coral da USP Ribeirão Preto. A iniciativa tem o apoio do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUI

20

EXIBIÇÃO DE FILME “O SOM AO REDOR”

14h Centro Cultural da USP

Exibição de filme com roda de conversa a respeito de questões sobre a relação entre o homem, o espaço e seus conflitos cotidianos. Convidada: Ana Luiza Gambardella Sinopse: A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. Direção: Kleber Mendonça Filho Roteiro: Kleber Mendonça Filho Duração: 135 minutos. Ana Luiza Gambardella é mestranda no IAU-USP e integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade - N.ELAC


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

QUI

20

SHOW “TROPICÁLIA”

19h30 Gramado do Centro Cultural da USP

Para comemorar os 50 anos do Tropicalismo, a Universidade Federal de São Carlos realizou um conjunto de atividades de extensão contempladas pelos editais ProEx 2017. Continuando tal comemoração, o Centro Cultural da USP receberá o espetáculo Panis et Circenses: 50 anos de Tropicalismo. A instrumentação, por si só, mostra-se bastante adequada à estética tropicalista, uma vez que traz instrumentos usualmente ligados ao rock anglo-americano (guitarra, contrabaixo elétrico e bateria), à música brasileira (violão, berimbau e triângulo) e à música erudita de matriz europeia (violinos e violoncelos), expressando a mistura desejada pelo Tropicalismo. Em grande medida, as performances musicais do espetáculo tiveram como referência as versões originais das canções, buscando adaptá-las às especificidades do grupo e das potencialidades expressivas de seus membros. Contemplado novamente nos editais ProEx de 2018, o espetáculo conta com a direção artística da profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes e direção de pesquisa do Prof. Dr. Adelcio Camilo Machado, ambos do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. No dia 19 de setembro, às 17h30min, haverá no auditório do Centro Cultural da USP uma roda de conversa sobre o movimento tropicalista, com suporte de um material de apoio intitulado Para ouvir as canções da tropicália, no qual analisam as canções que são interpretadas no espetáculo. Essa publicação também foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. Convidados: Maria Clara Dourado (voz, contrabaixo e percussão), Daniel Sander (voz e violão), Jéssica Martins (voz e percussão), Victor Fernandes (violino e arranjos), Rute Santiago (voz, violino e percussão), Marcelo Aquino (violoncelo), Victor Ryu (violão, guitarra e arranjos) e Julio Prates (percussão)


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEX

21

MÚSICA DO/NO CAMPUS TARADA JAZZ

12h Palquinho do CAASO Tarada Jazz é formada por Hermano - Eng. Mecânica - EESC (graduando) - Sax, Flauta e outros sopros, Vinicius (Moita) - Eng. Mecatrônica - EESC (graduando) - Voz e violão, Pedro - Lingüística - Ufscar (graduando) - Cajon e percussão, e Ayrton - Eng. Civil - EESC (pós) - Guitarra e Violão. “De Jazz ao Rock, da MPB ao Blues, somos tarados por música!”


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEX

21

MÚSICA DO/NO CAMPUS BANDA CASTOR

12h45 Palquinho do CAASO A Banda Castor toca variados estilos musicais, partindo do rock a outros tipicamente brasileiros, como o samba e o xote. Ao escutar Castor, o ouvinte é convidado a adentrar um universo natural, onde entra em contato com o mar, o sol, o céu, o pássaro e a flor. Castor está participando do Festival Universitário de Música, organizado pelo Ministério da Cultura. A banda é composta por diversos músicos da cidade, como João Pedro Castor, compositor e cantor, e André Conti, aluno do curso de engenharia mecânica na EESC.


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEX

21

MÚSICA DO/NO CAMPUS CAMETARA OCTO+

19h30 Centro Cultural da USP A Camerata Octo+, formada por violinistas e violoncelistas amadores e profissionais, têm, como objetivo, promover a realização de música de câmara, viabilizar a difusão da música como meio cultural, favorecer o aprendizado de técnicas instrumentais próprias para grupo de cordas, e desenvolver as relações humanas através dos desafios impostos tanto pelas conquistas musico-instrumentais como pelos aprendizados necessários para se trabalhar em grupo e realizar música em conjunto. Responsável: Araceli Hackbarth


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SEX

21

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO CARLOS

18h CEMAC - R. São Paulo, 745

A Conferência Municipal de Cultura é um mecanismo institucional de democracia participativa, um espaço público de debate que convida a comunidade a participar da construção conjunta de políticas públicas que atendam às demandas tanto da população, quanto dos agentes culturais. Esta Conferência acontece por iniciativa do Conselho Municipal de Cultura que tem, entre suas principais funções, aproximar a sociedade e o governo municipal para estimular o debate e a criação dessas políticas públicas, além de trabalhar para garantir o cumprimento das mesmas.* Faça parte do mapeamento da cultura no município! Link: https://bit.ly/2Qy4e1c Facebook: Conselho Municipal de Cultura de São Carlos * A Universidade de São Paulo (campus São Carlos) possui uma cadeira no Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de poder apoiar o município no debate, elaboração e realização de ações no campo das políticas públicas culturais. Nesse sentido reforçamos a importância da ampla participação da comunidade universitária nesta Conferência.

Programação (1º dia) 18h Recepção - exposição e apresentação artística 19h Abertura 19h30 - Mesa “Economia criativa e solidária e sustentabilidade” com Adriana Silva - Instituto Paulista de cidades criativas e identidades culturais (Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto).


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

SAB

22

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO CARLOS

8h - 17h Auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda - Av. São Carlos, 1800 Programação (2º dia) 8h Credenciamento 9h Leitura e Aprovação do Regimento 9h30 Grupos de Trabalho dos Eixos Temáticos Eixos temáticos: Produção, difusão e circulação Fomento, captação e mercado Formação artística e público 12h Intervalo para Almoço 13h Grupos de discussão Cadeiras temáticas do Conselho: artes visuais, entidades, artes cênicas, música, audiovisual, cultura popular e livro e leitura. 15h Plenária Final 16h Apresentação artística e Encerramento de Inscrições para Eleição 16h30 Eleição da nova gestão do Conselho Municipal de Cultura 17h30 Encerramento


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

DOM

23

TUSP EM “TEATRO FALADO” COM SÉRGIO DE CARVALHO (ABERTURA)

17h Sala Experimental TUSP 2º piso do Centro Cultural da USP

A ação “Teatro Falado” , criada pelo TUSP na cidade de São Carlos, objetiva criar espaços de encontro, a partir de deslocamentos geográficos, trazendo para São Carlos pessoas que representam aspectos da história do teatro nacional, em suas variadas vertentes. Com café, chá, sentados no chão, em almofadas ou em cadeiras, levando coisinhas para petiscar, os participantes são convidados a um descontraído encontro,que pode ganhar diferentes contornos. Convidado e participantes descobrem uma forma de se relacionar no aqui e agora, tendo como tema o teatro. Convidado: Sérgio de Carvalho Concepção e Curadoria: Claudia Alves Fabiano - orientadora de arte dramática do Teatro da USP. Sérgio de Carvalho é diretor do Teatro da USP desde 2018. Dramaturgo, encenador e pesquisador de teatro, é diretor do grupo teatral Companhia do Latão, fundado em 1997. Professor livre-docente na área de Dramaturgia na Universidade de São Paulo, atua no Departamento de Artes Cênicas da Escola e Comunicações e Artes da USP desde 2005. Foi professor de Teoria do Teatro na Unicamp entre 1996 e 2005. Tem mestrado em Artes Cênicas (1995), doutorado em Literatura Brasileira (2003), graduação em jornalismo e colaborou com diversos veículos de comunicação, sendo cronista do jornal O Estado de S.Paulo. Foi premiado como encenador pela União dos Escritores e Artistas de Cuba pela montagem de O Círculo de Giz Caucasiano, de Brecht, em 2008. Entre seus muitos espetáculos estão O Nome do Sujeito (1998), A Comédia do Trabalho (2000), Ópera dos Vivos (2010) e O Pão e a Pedra (2016).


23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP

17 A 23 DE SETEMBRO

23ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP - SETEMBRO 2018 CAMPUS DE SÃO CARLOS 17/09/2018 - 23/09/2018 EQUIPE CURADORIA Angela Giampedro - Chefe da Seção de Atividades Culturais (Centro Cultural da USP) Claudia Alves Fabiano - Orientadora de Arte Dramática do Teatro da USP - São Carlos David Sperling - Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP Edison San - Funcionário do Centro Cultural da USP Rafael C. Marques - Estudante de Engenharia de Produção na USP São Carlos e Diretor do CAASO Rosane Aranda - Assessora do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão DESIGN GRÁFICO Mayra Bianconi - Estudante de Arquitetura do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos (bolsista PUB TUSP) PRODUÇÃO/LOGÍSTICA Adriana Souza - Funcionária do Centro Cultural da USP Alex Linares - Funcionário do Centro Cultural da USP Ciro Cellurale - Funcionário da Biblioteca da USP - área 2 REALIZAÇÃO Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão da USP Centro Cultural da USP de São Carlos TUSP - Teatro da USP - São Carlos CAASO - Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira PRCEU - Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP APOIO EESC, IAU, ICMC,IFSC,IQSC, CDCC, PUSP - São Carlos




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.